domingo, 12 de setembro de 2010

Tambores Urbanos: Apresentação

O Projeto e Banda Tambores Urbanos nasceu na comunidade “Manoel Correa”, periferia de Cabo Frio em 2008. A iniciativa é de jovens do local, desejosos de realizar atividades que ocupassem mais o tempo ocioso de meninos e meninas em situação de risco social, na faixa etária de 10 a 16 anos. Crianças e adolescentes sem idade para trabalhar (de acordo com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) e sem projetos ou atividades que fossem atrativas para esse público.

O percussionista “Jubiabá” abraçou a ideia, adquiriu os instrumentos e hoje conta com Elenilton (morador da comunidade) como diretor do Projeto. Este subsiste sem qualquer recurso ou patrocínio permanente, recebendo contribuições esporádicas, geralmente por solicitação dos dirigentes em incursões entre o empresariado do município.

Funcionando inicialmente nas ruas do bairro, Tambores Urbanos vem crescendo com o apoio das famílias dos participantes, e já conta 70 jovens que participam de suas oficinas de percussão, realizadas diariamente das 17h às 18h, geralmente no pátio da Escola Municipal localizada no bairro.

A comunidade, que era originariamente o “lixão municipal”, é apontada nos indicadores sociais como uma das mais violentas e com menor índice de qualidade de vida, fato que se reflete na baixa auto-estima de seus moradores, que muitas vezes escondem o endereço para conseguir emprego e interação com a sociedade.
Atualmente o Projeto já produziu seu primeiro resultado: uma Banda composta de meninos e meninas do Bairro Manoel Correa, que frequentemente se apresenta em eventos culturais dentro e fora do município, sendo amplamente conhecida. Paralelamente, seu alcance vai além do objetivo inicial, configurando-se como referência entre as famílias da comunidade.

Objetivo
Sensibilizar para a arte e a música através do contato com a música instrumental com ênfase na percussão, como forma de valorização cultural e elevação da auto-estima dos participantes através de oficinas e atividades socioculturais dentro e fora da comunidade onde atua, contribuindo para o desenvolvimento cultural e emocional desse público-alvo.

Contatos
Para conhecer ou apoiar o projeto, entre em contato conosco:
Tel.: (22) 9974-5700 (Jubiabá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário